A Experiência de Verô ou Janela para Vera(cidade) aborda a multiplicidade de dimensões espaço-temporais que permeia a vida social a partir do avanço exponencial da tecnologia.
A metodologia adotada no trabalho poético, a que este texto corresponde, segue a orientação da “pesquisa da sensação”, que propõe problematizar a experiência sensorial, considerando-a como fonte de problemas sensíveis.
Foi construída uma videoinstalação composta por projeção em vídeo e cenário para funcionar como ambiente propício à experimentação polifônica de sensações oriundas de diversos dispositivos tecnológicos. A convergência dos elementos existentes no ambiente cenográfico está expressa nas janelas/telas que se multiplicam e caracterizam as diversas manifestações em vídeo de acontecimentos sincrônicos e diacrônicos.
Janela para Vera(cidade) cria, a partir de operações poéticas audiovisuais, a possibilidade de uma experiência singular do corpo no espaço e no tempo, em que as interpenetrações multidimensionais simultâneas são uma constante.
A Experiência de Verô ou Janela para Vera(cidade) addresses the multiple dimensions of space-time that permeates the social life from the ex- ponential advance of technology.
The methodology adopted in the poetic work follows the guidance of "search of sensation," which aims to discuss the sensory experience, considering it as a source of sensitive issues.
The video installation project consists in a video projection and a scenario. This environment conducts to a polyphonic sensations experiment, which comes from different technological devices. The convergence of elements in the environment is expressed in the scenic windows / screens that multiply and characterize the different kinds of events in video synchronic and diachronic.
Experiência de Verô ou Janela para Vera(cidade) creates, from poetic audiovisual operations, the possibility of a singular experience of the body in space and time, where simultaneous multidimensional interrelationships are constant.
Para download da dissertação, clicar AQUI.
Mapa 01: O MAPA DAS ARTES DO LARGO - Mapa da região do Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo. Ralizado em 2008.
Fotografia de elementos urbanos e cotidianos destacados, desenhos de fachadas e suas localizações no mapa impresso em A3. Tiragem: 30 unidades.
Para download do mapa, clique AQUI.
Mapa 02: MAPA DA EVACUAÇÃO DO LARGO
Mapa conceitual que indica possíveis áreas para a evacuação do bairro quando as máquinas para a reurbanização chegasse. Realizado em 2008.
Para download do mapa, clique AQUI.
Mapa 03: PROJETO LARGO DA BALADA
Projeto conceitual que se utiliza do formato e linguagem de projetos urbanísticos para propor a transformação da região do Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, numa região totalmente dedicada à vida noturna.
Para download do projeto, clique AQUI.
Cartão-postal frente e verso. 15x10cm
Estudo visual realizado a partir de colagem e construção das paletas de cor do movimento "Ele não" e das manifestações a favor "Ele sim".
Na esteira do conceito de holarquia do pensamento artístico de Paulo de Laurentiz, e da pesquisa da sensação, de Deleuze e Guattari, desenvolve-se um estudo a partir do processo de criação do cartão-objeto com colagens e palheta de cor produzidos a partir da pesquisa de imagens das manifestações políticas “Ele não” e “Ele sim”, durante as eleições brasileiras de 2018.
Para download da arte, clique AQUI.
Para download do texto sobre o processo criativo, clique AQUI.
Cartão-postal
"Hopper e nós, uma reunião feminista" (2021, 15x10cm)
Colagem-apropriação a partir de pinturas de Edward Hopper (1882-1967) / tiragem: 80 unidades.
Trabalho realizado para a exposição Ideias (In)Adequadas para Questões (In)Apropriadas.